sábado, 6 de outubro de 2007

Mídias Alternativas: novas formas de comunicação

As mídias alternativas são uma força relevante que vem se constituindo numa nova forma de comunicação. Surgiram a partir da insatisfação com a mídia corporativa, compretida com os interesses capitalistas.

As mídias alternativas oferecem uma outra maneira de pensar a comunicação, sendo tudo isso feito com um aparato técnico mínimo e custos insignificantes. É praticada por veículos e instituições fora da esfera da Grande Mídia, como movimentos sociais e o terceiro setor.

Embora não necessariamente, muitas vezes as mídias alternativas existem para cobrir fatos e informações ignoradas ou negligenciadas pela mídia hegemônica. São muitas vezes associadas a ideologias e correntes políticas de esquerda. Entretanto, é uma associação equivocada, já que o Jornalismo Alternativo pode defender qualquer ideologia.

Seus principais veículos de comunicação são a Internet, as Rádios Comunitárias, jornais de baixa circulação e fanzines.

Internet

Atualmente, é a principal tecnologia de informação e comunicação. Utilizada por mais de 1 bilhão da população mundial, a Internet é um fenômeno da comunicação mundial. Com custos baixos e ferramentas simples e capacidade de alcance mundial, a Internet quebrou a hegemonia da comunicação praticada apenas pela grande mídia, dando poder ao internauta de manifestar seu pensamento. Trata-se finalmente da democratização da informação, onde a liberdade do pensamento é praticada sem repressão política ou social.

Através dos blogs, sites, fotologs, comunidades de relacionamento e outros, os internautas postam sobre diversos assuntos. Os movimentos sociais deram um salto depois do bum da Internet, ampliando sua rede de informação. A grande mídia também não fica de fora, fez da web uma extensão de sua rede de comunicação.

Jornais Comunitários

Os jornais de bairro são outros exemplos de mídia alternativa. Com informações destinadas a um público determinado, possuem circulação limitada. As informações são sugeridas e de interesse dos moradores do bairro, buscando interação dos leitores, conscientização política e transformação social.

Que saber mais sobre os veículos?

Consulte:

*Fanzines

*Rádios Comunitárias.

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