Títulos e sub-títulos são elementos fundamentais na composição dos textos.
Ao analisar o portal Verdes Mares, verificou-se, na home, que existem chamadas com título e sub-título. Uma delas acompanhada de foto, mas sem legendas. Os títulos são pequenos, sem verbos. Os sub-títulos limitam-se a uma frase. Ao clica-las, abrem-se as matérias com novos títulos, porém sem sub-títulos. A estratégia utilizada da pirâmide invertida reforça os argumentos de Nielsen, citado em J. B. Pinho, que "os usuários não gostam de rolar as páginas", preferem apenas ler o topo. Percebe-se, portanto, que a notícia é pequena e sem nariz de cera. Além disso, há outros formatos de informação no portal relacionando o título (com verbo, sujeito e predicado) com a editoria.
Já no jornal Diário do Nordeste, a homepage traz a notícia principal com título destacado, foto e legenda. Aparentemente, uma só matéria. Entretanto, tratam-se de duas matérias distintas. Ainda no mesmo box de destaque, encontra-se as principais matérias de outras editorias. As matérias do jornal impresso seguem suas especificações contento textos mais longos, que obedecem aos princípios de noticiabilidade, respondem ao lead, pirâmide invertida e com matérias coordenadas.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o CresceNet(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).
Postar um comentário